O Ser humano precisa de outro para ser... humano. É uma questão de legitimar as suas ações, uma questão de "Poder". O ser humano sempre precisa de "Poder", de se sentir útil, de se sentir bem-vindo neste mundo.
Por que "Poder"?
Porque quando uma pessoa recorre a nós, para qualquer coisa (seja chorar em nossos ombros, pedir dinheiro emprestado, ou simplesmente amar...), nós nos sentimos "poderosos", "valiosos". Nossa auto-estima sobe ao sermos valorizados pelos ao nosso redor.
Assim também quando estamos em apuros precisamos de alguém que nos ajude, pois nossos problemas sempre nos parecem maior do que nós mesmos, e assim sentimos a necessidade de desabafar, de chorar nossas mágoas nos ombros de alguém, de pedir dinheiro emprestado, ou simplesmente de amar...
Do mesmo modo, o ódio também nos valoriza. As pessoas que nos odeiam nos faz sentir importantes, pois que alguém se importou conosco a ponto de nos odiar! Veja o "Poder" agindo aí também...
Assim as relações interpessoais – recíprocas ou não – vão se estendendo em uma rede que alcança a quase todos os seres humanos.
Sim, quase todos os seres humanos. Pois que neste mundo também há os solitários, órfãos, abandonados pelo sistema... esses que não vêem nenhuma saída na sua vida, mas apenas a saída da vida.
Não é à toa que neste século XXI, com o capitalismo em sua fase agônica, o número de suicídios tem crescido tanto...
domingo, outubro 02, 2005
Relações Interpessoais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário